O final dos anos 70 e início dos anos 80 foram marcados por uma grande efervescência musical, especialmente no que diz respeito à música disco. E não é à toa que muitos dos singles premiados no American Music Awards nessa época eram justamente do gênero disco.

Um dos artistas mais icônicos dessa época, que acumulou diversos prêmios no AMA, é o famoso Michael Jackson. Suas músicas contagiantes e cheias de energia, como Don't Stop 'Til You Get Enough e Billie Jean, são consideradas verdadeiros clássicos do gênero e foram merecidamente premiadas no AMA.

Outra grande artista que marcou presença nos AMA com suas músicas dançantes foi a diva Donna Summer. Considerada a rainha da música disco, Donna teve singles como Last Dance e Bad Girls premiados na premiação americana.

Outro artista que não pode ficar de fora dessa lista é Bee Gees. A banda britânica teve diversas músicas de sucesso que foram premiadas no AMA, mas o grande destaque com certeza vai para a música Stayin' Alive, um dos maiores hits da história da música.

Além dessas lendas, outros artistas também tiveram singles de sucesso premiados no American Music Awards. Chic, com a música Le Freak, KC and the Sunshine Band, com That's the Way (I Like It), e Earth, Wind & Fire, com September, são exemplos de músicas disco que marcaram época e fizeram história na premiação.

Não podemos esquecer também que, apesar da efervescência da música disco ter caído nos anos 80, alguns artistas ainda conseguiram emplacar grandes sucessos no AMA. É o caso de Madonna, com a música Into the Groove em 1985, e Whitney Houston, com I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me), em 1988.

Em resumo, os singles de disco premiados no American Music Awards são um verdadeiro tesouro musical, que nos levam de volta a uma época em que a música era sinônimo de diversão e celebração. Com artistas icônicos e músicas que marcaram gerações, essa lista é uma verdadeira homenagem ao poder da música e do ritmo contagioso da música disco.